quinta-feira, 17 de julho de 2008

Terapia é terapêutico?

Psicanalistas de plantão, resolvam minha vida, sou eu mais uma histericazinha histericando, serei bipolar,esquizofrênica, tenho a síndrome de boderline?Acho que estou desenvolvendo pânico de ter síndrome do pânico. O prozac irá me curar ou a certralina, ou o rivotril ou o alprazolan? Façam a receita.
Sofro, não sei o porquê, tenho um problema crônico, tenho dificuldade de viver, de conviver, de acordar todo dia, almoçar e jantar. Sou um desastre ambulante, esperando a cura, a terapia, o tratamento, seja lá o que for. Tentarei, não sei o que será, talvez seja falta de medicação, ou de meditação ou de internação.
Estou à procura de um tratamento, de uma cura, queria curar-me, vou buscar ajuda. Freud? Jung? Lacan? Nietzsche? Será que eles não precisavam se tratar? Psicanalistas, digam-me quem são vocês? Serão vocês capazes de me curar e do que consiste a cura?
Quando penso em cura, penso na Adriana, quem é Adriana? Adriana é uma menina que trabalhei e que tinha a mesma função que eu e uma vida similar, aparentemente. Essa pessoa é simplesmente linear, todo dia com mesmo semblante. Considerada para muitos o símbolo da perfeição, para mim ela é um robô.
Talvez eu tenha que me mecanizar, acordar todo dia bem disposta, ir para a academia, trabalhar, estudar, tomar chá, passear com o cachorro, sempre sorrindo, comer legumes e frutas, unhas e cabelo sempre impecáveis, ter um namorado, não dizer palavrões e quem sabe ter uma crença.
Não sei se a cura está nessa disciplina, será que a Adriana também não sofre? Quais serão os conflitos dela? Será que meu símbolo de perfeição e promessa de cura existe, será que uma pessoa pode estar livre de conflitos, ou se tem conflitos, existirá uma forma ideal lidar com eles?
Talvez a terapia seja a solução dos meus problemas, sentar-me no divã e falar tudo que se passa na minha cabeça, falar sobre minha relação com meu pai, com minha mãe, dos meus medos e traumas, aí quem sabe eu não ganho um diagnóstico, ao menos esse diagnóstico será uma certeza.
Resolvido, quero uma certeza, digam-me então, que sou, assim poderei buscar uma cura, somente dessa forma haverá uma solução, me curem então. A pergunta que me faço, é : que pessoa me tornarei quando curada? Creio que não conseguirei me tornar linear.
Psicanalistas, um dia eu tento de novo, agora não... Não sou a Adriana, não sou todo mundo, se meus conflitos são saudáveis ou não, não tenho certeza, e a certeza de vocês vou só vislumbrar. Vou contemplar a possibilidade de que vocês tenham a resposta. Caso, a reposta de vocês não me servir, sempre haverá outra forma, meus pais acham que eu sou assim por falta de ser batizada, na dúvida no meu leito de morte eu me batizo, e morro sem pecados ou conflitos ou sei lá...

Um comentário:

Carol disse...

Hahaha... Não acredito... Adriana por aqui??? Em mim também, fosse mero parâmetro não estaria aqui e acolá...